sexta-feira, 2 de março de 2012

Programa FormaSUS oferece 304 vagas gratuitas em cursos de saúdeO Governo do Estado, no intuito de qualificar a mão de obra do Sistema Único de Saúde



O Governo do Estado, no intuito de qualificar a mão de obra do Sistema Único de Saúde (SUS), vai garantir a jovens da rede pública bolsas integrais para cursos técnicos e de nível superior em instituições particulares de Pernambuco. O programa FormaSUS disponibilizará 304 vagas em áreas como medicina, enfermagem, odontologia, serviço social e radiologia. As atividades começam em março.
Os alunos já cadastrados no Programa Universidade Para Todos (Prouni), do Governo Federal, participam da seleção. O critério avaliado será a ordem de classificação, ou seja, quem tiver as melhores notas. Os bolsistas, que devem residir em Pernambuco, vão ser conhecidos no próximo semestre, quando a lista de aprovados do Prouni for divulgada.
O governador Eduardo Campos, no anúncio feito nesta quarta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas, falou da importância de profissionais capacitados na rede pública de saúde. "Eles lidam com vida e morte, com seres humanos todos os dias. A formação adequada é fundamental". Assim, ele acredita que o serviço em Pernambuco vai ser mais "desenvolvido, inclusivo e justo".



A iniciativa, inédita no Brasil, surgiu como uma espécie de compensação. O Estado oferece, gartuitamente, 3.043 vagas de estágio nos hospitais públicos para que alunos da rede privada se qualifiquem. Agora, as instituições particulares (17 de ensino superior e 34 de nível técnico) vão disponibilizar as bolsas integrais em contrapartida, sem custos, para o governo, a fim de capacitar jovens sem possibilidade de arcar com o custo da mensalidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário