sexta-feira, 30 de março de 2012

Professores já podem se inscrever no Programa Missão Pedagógica no Parlamento


O programa ocorrerá de 20 a 24 de agosto de 2012, em Brasília. Para participar, o professor deve atuar nos ensino fundamental e/ou médio. É necessário apresentar relato de uma experiência pedagógica na qual tenha abordado os temas de democracia, cidadania, política e/ou poder legislativo com seus alunos.
O principal objetivo do programa é oferecer aos professores formação em educação para democracia.
As inscrições podem ser feitas até dia 14 de maio de 2012, pelo site www.camara.gov.br/edulegislativa. As despesas da viagem para Brasília serão custeadas pela Câmara dos Deputados.
Educar para democracia tem se tornado uma preocupação crescente nos parlamentos do mundo todo. Para isso, são desenvolvidos ações e programas que levem à apropriação de práticas, conhecimentos e valores que promovam a democracia, já que é também na escola que nossas crianças e jovens devem aprender lições de cidadania e democracia.
Ao todo, 54 professores de todo o Brasil serão selecionados para participar de uma intensa semana de formação. Na capital brasileira, terão oportunidade de aprender e socializar saberes e práticas sobre como fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania. Além disso, participarão de módulos a distância.
Objetivos específicos do programa:
- Criar uma rede nacional de professores sensibilizados para a importância de inserir a democracia nas práticas pedagógicas das escolas brasileiras;
- Fornecer aos professores subsídios didáticos que contribuam para a inserção de temas relativos à democracia e à cidadania no cotidiano escolar;
- Criar um banco de projetos pedagógicos na área de educação para democracia, a ser disponibilizado para a sociedade;
- Contribuir para o fortalecimento da imagem institucional da Câmara dos Deputados como guardiã e defensora da democracia brasileira, ressaltando seu papel institucional de promotora da democracia.
Com informações da Câmara dos Deputados



Nenhum comentário:

Postar um comentário