quarta-feira, 11 de abril de 2012

Programa Jovens Protagonistas Pernambucanos é lançado na Alepe




Uma audiência pública marcou o lançamento do programa Jovens Protagonistas Pernambucanos, que tem o objetivo de reunir e divulgar no Estado os programas nacionais Parlamento Jovem, Jovens Senadores e Jovens Embaixadores, promovidos pela Câmara dos Deputados, Senado Federal e Embaixada dos Estados Unidos, respectivamente. A ação tem a coordenação no Estado da Secretaria de Educação. A audiência aconteceu na manhã desta terça-feira (10), no anexo I da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) por iniciativa da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça.
O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) propõe a vivência do processo democrático mediante participação de estudantes em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. A ideia é possibilitar a estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas brasileiras o exercício da cidadania, da representação política, da vivência do processo legislativo e da liderança, por meio de sua diplomação, posse, investidura e atuação em mandato legislativo. "Esse programa consegue dar uma visão da importância do poder legislativo no equilíbrio da sociedade e esclarecer para os jovens o que é fazer política", afirmou a deputada estadual Tereza Leitão, líder da Comissão de Educação e Cultura da Alepe.
Para participar, o estudante deve inscrever seu projeto de lei até o dia 15 de junho,estar matriculado e frequentando regularmente o 2º ou o 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares; ter entre 16 anos (completos até a data inicial de realização do programa) e 22 anos (até a data final de realização do programa); e não ter participado de nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro. O projeto de lei pode ser sobre qualquer tema. No entanto, sugere-se que esteja no domínio temático das comissões do PJB.
Na página do Parlamento Jovem Brasileiro está disponibilizado um curso à distância gratuito denominado “Como elaborar um Projeto de Lei?”, desenvolvido especialmente para capacitar os estudantes. Nesta mesma página, há também outras indicações de materiais que podem auxiliar na elaboração do projeto. Além disso, a Secretaria de Educação oferecerá aos estudantes oficinas e palestras sobre como elaborar o projeto. Após a elaboração, o estudante deve retirar a Ficha de Inscrição na sua escola ou acessá-la pela página do PJB no portal da Câmara dos Deputados e seguir as instruções do portal.
Serão selecionados 78 estudantes de todo o Brasil por mérito dos projetos de Lei elaborados. O número de representantes por estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de Deputados Federais, sendo reservadas quatro vagas para Pernambuco, dentro desse critério. Nesta edição, a seleção será feita de forma descentralizada, por cada Gerência Regional de Educação, resultando em 17 finalistas que concorrerão à indicação.
Segundo a chefe de Gabinete da Secretaria de Educação, Roberta Kacowicz, que representou o secretário Anderson Gomes no lançamento, apoiar o programa Jovens Protagonistas Pernambucanos é uma prioridade da gestão. "São programas que temos o prazer de apoiar, pois contribuem para o resgate da política brasileira, que começa nos jovens", disse.
Jovens como o estudante Leonardo Santos, 16 anos, um dos selecionados para o intercâmbio de três semanas nos EUA pelo Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos, no último mês de janeiro. Animado, ele conta como foi a experiência. "Tivemos contato com grandes autoridades, como Hillary Clinton e o presidente da Nasa, e pudemos aprender bastante. Acho que o jovem precisa saber aproveitar oportunidades como essa e saber que tem muito potencial político", ressaltou.
Jovens embaixadores- É uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos - em parceria com os setores público e privado em ambos os países - que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertecem à camada socioeconômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário e que são exemplos em suas comunidades. A partir da data do lançamento do programa, acessar o Facebook dos Jovens Embaixadores para preencher o formulário online de inscrição e conhecer todas as fases do programa e os prazos.
Jovem Senador- O projeto selecionará 27 finalistas (um para cada capital brasileira), devidamente orientados na elaboração de projetos de lei e de discursos que serão apresentados em sessões, preferencialmente, no Plenário do Senado Federal. Os trabalhos do Projeto Jovem Senador serão dirigidos por uma Mesa eleita entre os jovens senadores e senadoras, composta por presidente, vice-presidente, primeiro-secretário e segundo-secretário.
A legislatura terá duração de três dias, iniciando-se com a posse dos jovens senadores e senadoras e a eleição da Mesa, findando-se com a redação dos autógrafos, textos oficiais dos projetos aprovados na Ordem do Dia e sua consequente publicação no Diário do Senado Federal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário